quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Padrão Musical

A grande luta entre os músicos e líderes de louvor é a influência musical mundana e o padrão musical empregado nos ministérios de louvores existentes na igreja.
O fato é que geralmente os músicos e levitas nem sempre são crias da casa, eles se convertem já sendo músicos e quando chegam à igreja, vem com vícios, comportamentos musicais do mundo, eles apenas conhecem o padrão musical mundano;
Tal padrão, consiste na valorização da técnica, por não conhecerem a unção de Deus que realmente toca o espírito, músicos seculares se valem da técnica e da dinâmica para dar à música que toca um tom mais
intimista e "emocionar" a quem ouve.
Esse é apenas um dos padrões, existe a questão do comportamento, da ética e do ego.
O padrão cristão é justamente o contrário, ele se baseia na humildade, no quebrantamento e na renúncia: Altar é lugar de Renuncia e Morte!
Querer colocar o padrão humano como argumento de que podemos fazer o melhor a Deus, é um alto risco, uma vez que Deus não quer a nossa perfeição, ele quer a nossa imperfeição, quando reconhecemos que  somos falhos, que precisamos de arrependimento, é cantar como o publicano e não como o fariseu, as escrituras dizem: Um coração contrito Deus não despreza!
A substituição de padrões é evidente e bíblica também, veja só:
Em Êxodo 31:1-3 : Então disse o Senhor a Moisés: "Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, Filho de Ur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística.
Quando os filhos de Israel saíram do Egito, eram peritos nas obras de construção, era isso o que eles faziam lá, eram mestres de obras, eram construtores. Ao pedir para se construir um tabernáculo, certamente eles o fariam, porém na arquitetura egípcia, mas este não era o padrão de Deus.
Deus tem um padrão próprio, um estilo próprio, não aceita o padrão mundano, por isso Ele encheu aquele homem de destreza e habilidade para fazer o que Ele queria, as medidas, o estilo, a cor, o material do tabernáculo tudo foi descrito minusciosamente por Deus, porque é o padrão dEle que importa.

Um Grande Abraço e até a próxima!

Edney S. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário