MÚSICO DOS ANOS 90
Comecei a aprender música em 1989, em João Pessoa - PB, lembro-me que todas as semanas pegava o meu caderninho de partitura e ia fazer aulas teóricas na igreja.
Naqueles dias os recursos eram escassos, não tinha muita referência musical para os cristãos, o que tinha era alguns vinis e uma fitas K7, esperávamos todos os sábados das oito às dez da manhã para começar o programa de música gospel, eu acho que foi o primeiro, para ouvir Livre Arbítrio, Trôade, Katsbarneia, Take Six, Accappella entre outros dinossauros da música cristã.
Para conseguir uma música naqueles tempos só gravando do rádio direto na fita, sempre deixávamos no ponto para poder pescar algo da rádio.
Com o passar do tempo o CD foi se popularizando e com isso surgindo mais músicas pro repertório. Em 1996 quando comecei a trabalhar, comprei o meu primeiro CD - Petra No Doubt, que tenho até hoje...eheheh
É incrível como a tecnologia auxilia os músicos, porque quando surgiu o mp3, não tinha pen drive, a internet ainda era discada e eu demorava cerca de dois a três dias pra baixar apenas uma música, e pra levar pra casa, usava três disquetes 1,44mb com um arquivo compactado através de códigos do MSDOS e se o disquete dava problema, só ouviria a música no outro dia!
Quando consegui comprar a minha gravadora de CD (o que me custou 450,00, isso em 2002) foi um investimento fantástico, pois consegui juntar materiais que não tinha acesso, até então estudava música através de shows conseguidos em VHS, eu via os músicos tocarem e formava a imagem na mente
e depois ia tentar fazer a mesma coisa no meu som 3 em 1 com um CD player comprado a parte!
Você deve estar se perguntando: Esse cara é velho! Isso nem existe mais: disquete, VHS, K7!
Porém a felicidade de se ter algo que ninguém tinha e a paciência exercida com perseverança, me levou a
alcançar um nível musical que não posso desprezar.
Cada época tem as suas dificuldades e vitórias, naqueles dias eles não estavam apenas tocando, estavam fazendo história, desbravando tudo o que conhecemos hoje de forma mastigada e numa velocidade incrível!
Você é um músico do Sec. XXI, um dia contará aos seus filhos o que você fazia para conseguir uma música
ou uma video aula e eles também darão risadas!
Um Grande Abraço e até a próxima!
Edney de S. Oliveira
20 de abril de 2011